Dicas para Otimizar seus Custos com Viagens Corporativas

redução de custos com viagem corporativa

Hoje queremos falar sobre um assunto que é de interesse da grande maioria dos gestores e empresários: ​a redução de custos com viagens!

Seja devido à dificuldades financeiras, retração de mercado, redistribuição de investimentos, ou até mesmo para promover o crescimento do negócio, os empreendedores e gestores financeiros estão sempre procurando formas de ​reduzir custos para otimizar recursos.

Dentro dessa perspectiva queremos focar numa dor recorrente em grandes, médias e pequenas empresas: ​os custos de viagens e deslocamentos. Sabemos que em quase todos os tipos de negócios, é necessário viajar ou se

deslocar. São muitas as necessidades : visitas a clientes, fornecedores e parceiros. Abertura de mercado, deslocamentos para cursos, feiras e eventos, entre tantas outras situações.

Empresas que trabalham com vendedores externos sentem essa dor de forma ainda mais intensa! Os custos com viagens de negociação ou visitas presenciais representam uma larga fatia do ​CAC – Custo de Aquisição de Clientes,​ que quando muito elevado pode influenciar diretamente na lucratividade do negócio.

Dessa forma é imprescindível que as empresas procurem por ferramentas e práticas que as permitam ​controlar e reduzir esses custos de viagens.

Para ajudar seu negócio nesse desafio queremos compartilhar com você algumas dicas dentro dessa temática:

  • Defina uma política de viagens

    Essa prática contribui para que todos os colaboradores conheçam as regras e normas que a empresa estabelece para a realização de viagens e deslocamentos. Dentro dessa política o gestor pode definir os prazos de solicitação, níveis de aprovação, processo interno para gestão da viagem, entre outras informações que contribuem para se estabelecer um processo mais organizado e dessa forma otimizar os recursos financeiros.  Afinal, quem nunca teve que arcar com uma passagem aérea com alto custo, em cima da hora, tudo por falta de planejamento, organização ou comunicação?

 

  • Pesquise em múltiplas agências

    Sabemos que muitas empresas possuem um laço de forte parceria com sua agência de viagens, porém, é sempre interessante pesquisar as opções de voos e hospedagens em outros fornecedores. Embora as comissões das agências sejam bem equivalentes, pode haver alteração de preços em passagens aéreas, por exemplo, entre uma empresa e outra, devido à negociação particular da agência com a empresa aérea.

 

  • Controle a produtividade dos viajantes

    Viagens custam muito dinheiro e precisam render bons frutos para a empresa. Uma forma de otimizar os recursos investidos nesses deslocamentos é elevar ao máximo a produtividade dos viajantes. E, para alcançar sucesso nesse ponto é preciso ​controle e organização​. Ter informações em tempo real dos colaboradores que estão fora da empresa pode se tornar uma ferramenta preciosa para a tomada de decisão. Um exemplo prático: se você sabe onde seus vendedores externos estão em tempo real, e possui o controle do roteiro de visitas de cada um deles, ao aparecer uma oportunidade de negócio próxima à esses locais será muito mais fácil encaixar na agenda do vendedor uma visita, e dessa forma não perder a oportunidade de atender um novo cliente. Além disso, utilizando uma ferramenta prática e intuitiva o viajante pode focar no objetivo principal da sua viagem!

 

  • Controle a prestação de contas

    Quando a prestação de contas é controlada, todo o processo de viagem se torna mais transparente. Além disso, com a análise das despesas e relatórios da equipe, o gestor pode identificar gargalos e adequar as políticas internas para reduzir esses custos. Com informações reais e confiáveis toda a gestão de recursos se torna mais assertiva!

 

  • Conte com uma ferramenta de gerenciamento de viagens

    Sabemos que para seguir as dicas que compartilhamos acima é preciso organização e tempo. Estabelecer e controlar esses processos de forma manual pode se tornar uma tarefa impossível e duvidosa, dependendo do tamanho e fluxo de viagens da empresa. É por isso que soluções como o Paytrack existem: ​para ajudar empresas a controlar e otimizar seus recursos, diretamente reduzindo custos.

Se você quiser entender melhor como o ​Paytrack ​funciona, e como ele pode ajudar sua empresa na missão de gerenciar com efetividade todas as suas viagens e deslocamentos, ​entre em contato conosco por aqui​!​

Será um prazer apresentar nossa solução. Esperamos que nosso conteúdo tenha ajudado você a entender novas formas de controlar suas despesas de viagens, e consequentemente reduzir seus custos.

Quer conhecer mais sobre a nossa solução, e entender como o Paytrack pode ajudar sua empresa a reduzir custos e otimizar processos? Venha conversar conosco! É só se cadastrar aqui que alguém da nossa equipe entrará em contato com você para tirar suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *